Os Vestibulares e ENEM são uma PORCARIA


Telegram:
Instagram:
Twitter:

Email para sugestōes de vídeos, relatos, histórias, etc: sugira@protonmail.com

Email para negócios, parcerias e divulgações: newmanbusiness@protonmail.com

27 comentários em “Os Vestibulares e ENEM são uma PORCARIA”

  1. Luiz Claudio Ugulino

    Licença Newman
    Gosto dos seus vídeos Newman, maioria das vezes eu observando sua visão é bom para ampliar nossas visões porém tem alguns coisas discordo e por isso irei fazer crítica construtiva.
    Não está rotina demais ? Preso de mais ciclo de pensamentos. Tipo é certo críticar para buscar verdade. Mas você ultimamente do manda vídeo criticando negativamente algo ou situação , eu sei tem muitas coisas erradas porém de vezes enquanto poderia gravar algo bom .. contentando algo bom .. elogiando sabe …. Não estou pedindo grava um vídeos falando coisas boas mentindo … Mais provável vai ter algo bom para comentar.
    Talvez eu seja caso só pegar vídeo criticando … Então se caso eu estiver falando besteira desculpa pela situação 😅 😅

  2. Concordo com você, realmente, fazer uma prova não deveria ser o único caminho para entrar em uma universidade. A Coréia do Sul tem o mesmo problema, lá todos os estudantes de ensino médio tem que fazer o "Suneung", um exame nacional tipo ENEM, só infinitamente mais difícil. Lá o buraco é mais embaixo, os alunos estudam 14 horas por dia, e casos de suicídio costumam acontecer devido a pressão do contexto.

    Acredito que a solução seja uma prova que estipule o padrão mínimo recomendado para determinado curso. Por exemplo, uma pessoa que quer ser Bacharel em História, não deveria fazer uma prova cobrando Química. Ah você vai estudar Programação? Então não cairia Biologia na sua prova.
    E sobre os problemas de se avaliar alguém apenas por uma prova: O desempenho do aluno durante o ensino escolar e seu interesse por determinada área deveriam ser os fatores que determinariam seu ingresso. Trabalhos feitos durante todos os anos do colégio deveriam ser levados em consideração. Mas eu tô falando de projetos grandes e sérios, projetos de ciência ou humanas, onde seria avaliada a seriedade do aluno em aprender determinado conteúdo.
    Caso o aluno tenha ido mal durante toda época de estudante e não tenha demonstrado interesse em nada, aí sim você teria uma prova para dar uma nova chance, como um vestibular.

  3. O mundo tá mudando, e as pessoas tão percebendo o quão fudido é o governo a teoria do capitalismo é linda, mas a prática todo mundo sabe, trabalhar muito pra pagar contas, ser dependente do trabalho, ser dependente do dinheiro essa época já passou, estamos eu outra geração, eu não sou de ficar ouvindo conhecimento dos meus país nem dos meus avós, estou criando a minha própria mentalidade através do sofrimento da vida. Como eu disse o mundo tá mudando e as pessoas tão cada vez mais se decepcionando com a realidade das escolas dos vestibulares, Enem e por aí vai. Pra quem quer ter uma vida financeiramente boa fica aí uma reflexão: Me fale alguém que enriqueceu trabalhando pro governo? E se conseguiu como ela conseguiu?

  4. Porra o conhecimento é infinito, não existe só um caminho (faculdade). A gente estuda pra caralho pra ganhar 3k, 2k por mês (não são todos que conseguem), são anos investidos,. Enfim estudamos pra trabalhar e no final de tudo ganhar dinheiro, pq não começar logo estudando como ganhar dinheiro porra. Eu sou daqueles que vai arriscar na vida, tenho 18 anos e nunca tive um emprego e nem vou ter porra, vou abrir meu negócio e estudar educação financeira, com ela vamos longe não interessa. É claro essa é a minha realidade meu objetivo é liberdade geográfica eu não vou conseguir trabalhando para a porra do governo ainda mais corrupto. É claro se você quer ser um médico, ser um polícial, bombeiro você vai ter que estudar pra desgraça, mesmo você sabendo que não vai usar esse conhecimento. Meus país vivem me cobrando, estuda, faz uma faculdade eu simplesmente não ouço eles, meus planos tão na mente.

  5. katia goulart Goulart

    A nossa educação que deveria formar pessoas com noções dos conhecimentos basicos para viver no cotidiano eajudar nossos jovens a decidir o que querem e gostam de fazer apos terminar o Ensino Médio, se resume ao vestibular da exclusão, ou seja se limitam a prepara muito ão aml para o VEstibular que na REde Publico a maioria não entrará.Então faz muito sentido o que você diz.

  6. Eu já vi alguns relatos de alunos do ITA que foram fazer intercâmbio no MIT e falaram que é mais fácil o MIT, acho que os alunos do ITA são preparados pra ser um dos melhores do mundo em questão de preparação. E comparar a prova do ITA com o SAT ou ENEM é meio sacanagem porque existe um abismo gigantesco ( principalmente no Enem). Quer fazer um teste?, Coloca alguém que faz olimpíadas que seja do fundamental pra fazer a prova de matemática do ENEM, o resultado é bem interessante.

  7. Escola pública não tem UM tipo de foco no vestibular, as perguntas nos livros e que estudamos lá são muito óbvias, por isso quanto vem uma ou outra questão de vestibular no livro ou prova, ninguém da sala acerta, porque estamos acostumados com questões ultra óbvias, nem um aluno mais foda da sala consegue, aí quando o aluno vai estudar pra vestibular e se depara com essas questões, ele vê que vai ter que estudar até INTERORETAÇÃO

  8. "Pq o socialismos é bom hoje em dia" vc tá dizendo esse tipo de conteúdo q o Enem aplica na redação (generalizou bastante), me desculpe, mas acho q vc não pesquisou direito os temas q são escolhidos, achei sem embasamento. Vc falou muitas verdades, as provas de vestibular são extremamente dificíseis, principalmente levando em conta a educação q é passada pra população.

  9. lá nos eua pra entrar nas universidades não tem só a prova, vc também tem que mandar um personal statement, se for estrangeiro, um TOEFL ou IELTS, ter notas boas no ensino médio ( caso for uma universidade concorrida como harvard, tem que ter acima de 8, o que lá é um 3.5 GP). Como vc disse, eles querem saber se vc tem algum projeto, trabalho voluntário etcs e perguntar sobre você, quem é você. Se vc for uma pessoa ''interessante'' para eles, vc tá dentro. Eu acho bem interessante o metodo de seleção, uma pena que todas são bem caras e muitos passam anos da vida só juntando dinheiro pra pagar a faculdade, pra vc ganhar bolsa tem que ser numa concorrida, pois são as que tem dinheiro pra te dar bolsa 100%, e é bem dificil passar em uma dessas. La tem pontos super positivos sobre a faculdade, mas as vezes se torna um obstáculo por conta do preço, até mesmo pros proprios americanos

  10. Geovani De Souza Gonçalves

    Vlw por diminui a concorrência ainda bem que existem caras como vc e gados como eles que seguem qualquer opinião sem nenhum fundo critico!

  11. Sem contar q se vc n tem um diploma de faculdade, mesmo tendo o conhecimento, te acham um idiota; e um idiota se acha um gênio se tem um diploma na parede

  12. Faculdade aqui nos BRs… É praticamente negócio, a grade curricular é extremamente escrota e cheia de itens desnecessários só pra vc poder pagar pra eles durante todo esse tempo…

  13. cara pela amor de deus para de ser bobo la todas faculdades vc paga e ate para bolsa de 100% vc precisa quase gabritar SAT que nao e uma coisa facil

  14. Em outros países desenvolvidos como a Áustria e Países Nórdicos. Quando você está entrando no ensino médio com 15/16 anos você pode escolher se pretende fazer um ginásio (Com objetivo em curso superior) ou uma escola profissionalizante (Com objetivo no mercado de trabalho). Além disso, se você possui um bom histórico escolar, tu nem precisa fazer prova a própria universidade convida você a se matricular. É lamentável ver essa educação defasada e grotesca que o Brasil tem.
    Cara quantos jovens não estão adquirindo problemas mentais por causa disso? Você determinar seu futuro em 1 único dia é muita pressão, fora toda a cobrança dos país e da sociedade. E o pior é que ninguém questiona isso. Isso me faz lembrar daquela série "5%" onde tem uma seleção totalmente injusta e desnecessária, mas ninguém a questiona, tudo mundo aceita como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.