Alusões para QUALQUER TEMA na redação do Enem


Sou a fada da redação e to aqui pra te permitir tirar 900+ no Enem sem depender de acertar o tema. Neste vídeo, eu analiso as ALUSÕES CORINGAS usadas nas redações nota mil que estão disponibilizadas na Cartilha Redação a Mil, do Lucas Felpi.

Link pra baixar a Cartilha:

Instagram do Lucas Felpi:

Receba meu conteúdo gratuito no Telegram:

Baixe a degustação do Livro da Redação Coringa, com alguns dos meus modelos prontos que servem pra qualquer tema:

Treinamento Redação Coringa (clique e cruze os dedos, migue):

Pode me mandar dúvidas no DM do Instagram:

Acesse o lumacast. [primeiro podcast de redação do Enem do Spotify]:

Acesse meu site:

38 comentários em “Alusões para QUALQUER TEMA na redação do Enem”

  1. queria assinar o curso de treinamento redaçao coringa, mas infelizmente e caro demais pra mim, vou ter que me virar com o youtube mesmo :´(

  2. estou querendo socar minha cara desde o dia em que perdi a inscrição do enem, puta merda
    tô vendo o vídeo e ficando triste por saber que não vou fazer uma redação e ser avaliada por ela aaaaaa MERDAAA 😣💔

  3. Vitória M. Okamura

    Luma , pode usar o dilema do porco-espinho de Arthur Schopenhauer? Usando a seguinte “alusão” : O dilema do porco-espinho é uma metáfora criada pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer para ilustrar o problema da convivência humana.

  4. MIGUEL DE SOUZA BOING

    O acesso ao lazer no Brasil
    Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação, garantindo a todos os indivíduos o acesso ao bem-estar social. No entanto, no cenário atual brasileiro, observa-se justamente o contrário quanto a questão do acesso ao lazer, visto que nem todas as pessoas desfrutam desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, é necessário que medidas sejam aplicadas para alterar essa situação, que tem como causas a falta de debate, bem como a insuficiência de leis.
    Deve-se pontuar, de início, que a falta de debate mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse sentido, o filósofo e sociólogo alemão Jurgen Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que o acesso ao lazer no Brasil seja realmente um direito de todos, faz-se necessário debater sobre. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
    Ademais, outra dificuldade enfrentada é a insuficiência de leis. Segundo o filósofo John Locke, "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis." Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. Entretanto, nota-se que a legislação não tem sido suficiente para garantir acessibilidade ao lazer à todos, principalmente porque o valor do salário mínimo no Brasil é muito baixo quando comparado aos valores de opções culturais e de lazer.
    Logo, medidas estratégicas são necessárias para modificar esse cenário. Para que isso ocorra, é preciso que as escolas, juntamente com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o acesso ao lazer no Brasil no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas a acessibilidade ao lazer e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.

  5. Gente ou Luma(que provavelmente não vai me responder k), qnd aderimos a esses repertórios na redação, é necessário estudar e dominar o assunto ou pode apenas retirar essa parte do texto?

  6. Luma, eu não tenho insta, então vou tirar uma dúvida por aqui,ok?! Como eu faço para usar os modelos em uma redação do tipo: os impactos das festas populares no cotidiano brasileiro.
    Eu assisti seu vídeo sobre isso, mas não consegui encaixar. Sou aluna do esquad

  7. No ENEM 2019 como treineiro utilizei alusões coringas do Thomas Hobbes e o conceito de “indústria cultural” da Escola de Frankfurt e consegui tirar 980…

  8. Se cair medicação controlada vou usar Michel Foucault, q é coringa kkkkkkkk porém n está na cartilha, está nas redaçoes do enem 2017 q o G1 postou

  9. Fada Luma, mais linda que a Tinkerbell!
    Será que fica coerente se eu colocar a modernidade líquida de Baumam em um dos argumentos da minha redação que fala sobre ansiedade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.